Iogurte Grego

  • iogurte natural integral: 1 pote
  • leite desnatado: 2 litros (0% de gordura)
  • fermento lácteo: confira se já não tem na composição do iogurte 

1. Numa panela, coloque o leite para ferver. Repare se começam a surgir bolhas nos cantos da panela. Controle com um termômetro se a temperatura está entre os 175ºC e os 180ºC. Caso crie nata no topo, remova-a.
2. Desligue o fogo e espere cerca de meia hora até atingir os 40ºC. Confira a temperatura com um termômetro culinário ou com o dedo mesmo (para fazer a medição com o dedo: se aguentar ficar com o dedo em contato com o leite por dez segundos, está bom). 
3. Numa tigela, misture com metade do iogurte natural, juntamente com o fermento lácteo.
4. Tape a tigela e envolva-a numa toalha ou pano grosso. Coloque a tigela dentro do forno desligado ou em uma bolsa térmica por, no mínimo, 5 horas. Depois desse tempo, você vai reparar que a mistura está com um aspecto gelatinoso, que é o que deve ter. Assim, conseguiu fazer um iogurte convencional. Porém, se quiser um iogurte tipo grego, faça o último passo.
5. Pegue num pano e coloque, bem esticado, na parte de dentro do escorredor de macarrão. Depois, o escorredor dentro de uma tigela. Preste bem atenção às medidas, pois nesse passo o soro do iogurte vai escorrer todo para a tigela então, certifique-se de que haverá espaço. Coloque o iogurte dentro do escorredor leve à geladeira por três ou quatro horas. Depois disso, está pronto para comer! 

Dicas adicionais:

  • Para intensificar o sabor junte frutas ou especiarias como canela, por exemplo.
  • Pode usar leite de cabra em vez do de vaca.
  • Coloque uma gota de essência de baunilha e 200 ml de leite desnatado à temperatura ambiente na hora da mistura, para ficar mais consistente.
Coloque a mão na massa e experimente fazer esta receita! Com certeza irá gostar do resultado! 



Postagens mais visitadas