domingo, 17 de julho de 2016

Dicas Ponto Cruz para iniciantes

Oii meninas eu adoro bordados em ponto cruz e vocês conhecem?

O que é ponto cruz:
Ponto de bordado ou tapeçaria que consiste em pequenas cruzes agrupadas para formar o desenho; PONTO DE CRUZ

Todas vocês já devem ter visto aqueles bordados lindos em toalhinhas de bebê, toalhas de banho, pano de prato, isso mesmo é o ponto cruz.

Vou dar algumas dicas para iniciantes:
 




Tecido etamine – Esse tecido é vendido no metro, ele possui uma trama própria para receber o bordado. A etamine é encontrada facilmente em lojas que trabalham com tecidos e aviamentos; é vendida no metro ou em pedaços pré cortados. A etamine branca é a mais utilizada no bordado, porém ela também pode ser encontrada em diversas cores suaves, como rosa e amarelo claros. Para treinar, esse é de longe o melhor tecido. Depois que você treinar bastante, comece a bordar toalhas, barrados de panos de prato e até mesmo passadeiras e forros de mesa.

Agulha de ponta grossa – Se você não deseja ficar com os dedos todos furados, a agulha de ponta grossa é a mais indicada para esse tipo de bordado. Tenha pelo menos uma ou duas agulhas de reserva, já que elas podem sumir com facilidade.
Tesoura grande para cortar tecido – Tenha uma boa tesoura para cortar a etamine, utilize-a apenas para cortar tecidos, nada mais. Tomando esse cuidado, a sua tesoura terá uma vida útil bem maior.
Tesoura pequena para cortar linhas – Essa tesoura é daquela bem pequenininha, muito utilizada para acabamentos. Por mais que esse modelo de tesoura seja menor, isso não quer dizer que precisa ser de puco corte, muito pelo contrário. Essa tesourinha deve ter a lâmina bem afiada, senão a sua linha ficará mascada toda vez que você for cortá-la.
Meadas em cores variadas – Meada é o nome que se dá à linha de bordar. No mercado de materiais para artesanato você encontra essas linhas de várias marcas e cores. Aos poucos, você vai adquirindo as suas preferências.
Gráficos – Os gráficos para ponto cruz podem ser encontrados por toda parte, como em revistas específicas e aos montes nas buscas feitas na internet. Para começar, prefira gráficos mais simples, como flores sem sombreados e letras menos rebuscadas. Aos poucos, você pode começar a se aventurar em trabalhos mais detalhados e complexos.
Caixa organizadora – Quem trabalha com artesanato sabe o quão importante é deixar tudo organizado, e na arte do bordado isso não é diferente. Para facilitar a sua vida, tenha uma caixa plástica com divisórias para armazenar linhas e agulhas. Para armazenar tecidos, utilize uma caixa maior, prateleiras ou até mesmo uma bolsa bem espaçosa.
Essa são algumas dicas para as iniciantes bjsss espero que gostem